sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Falando de família e relacionamento amoroso

     


   Oi pessoas. Estou novamente por aqui para conversarmos um pouco sobre dois assuntos que influenciam a vida de todos nós no dia a dia. É um pouco de tudo o que penso sobre pessoas que não se ajustam ao meio em que vivem e, ou, tratam desrespeitosamente o seu semelhante por puro capricho, ciúmes ou arrogância. E pior, em quase 100% das vezes, muito claramente, sem um motivo justo para tal façanha. E
spero sinceramente que divirtam-se, reflitam com a leitura e pesem bem as atitudes que dão e que recebem. E, acima de tudo, pensem bem antes de pisar no mesmo tapete ou compartilhar o mesmo ambiente com quem não merece consideração. Sabem por quê?

   Porque a vida é como um bumerangue: tudo o que você faz volta cedo ou tarde, de alguma forma, para você. Pode demorar um tempinho, mas, tenha certeza, volta mesmo.
É uma pena que não descobrimos isso quando agimos impensadamente. Se assim o fizéssemos, aprenderíamos desde cedo que lapidar nosso caráter traz um efeito benéfico e multiplicador ao longo da vida e nos faz viver com mais conforto e tranquilidade.
É fácil perceber pessoas a nossa volta que têm problemas de comportamento ou emocionais e, por consequência, puxam seus próprios tapetes. Essa situação aparentemente caricata assemelha-se a um desenho animado, onde o personagem, no intuito de fazer algo em seu benefício, caí ao puxar o tapete em que está pisando. Vemos isso todos os dias! E já aconteceu comigo recentemente.
Como dizer a essas pessoas que a deficiência está no pensamento arredio que elas desenvolveram? A má notícia é que, infelizmente, não existe como melhorar. É o típico "pau que nasce torto, morre torto". Se você agir da mesma forma, obterá problemas em curtíssimo prazo.  Não se arrisque ao pisar no mesmo tapete daquele que tenta sempre sabotar um ambiente ou uma relação amorosa!".
  
    Nem precisa ir muito longe para perceber esse tipo de situação, basta olhar ao redor, em nossas ações, ou nos momentos que nos afetam e não obtemos uma resposta tão imediata o quanto gostaríamos. Todo mundo tem um parente que às vezes chuta as oportunidades para escanteio, por problemas de índole, caráter ou intolerância. Não bastasse encrencar-se sozinho, leva todo mundo junto em suas “peripécias” e, por vezes, causa sérios danos aos mais próximos. Isso é um fato nitidamente observável em algumas famílias, apesar de serem situações bem diferentes umas das outras. Algumas até reúnem-se no Natal, ano novo ou em algum passeio na praia num feriado prolongado, para tentar uma proximidade entre tantos inaproximáveis; seja por opinião, visão de como é a vida ou conflito de idade.  
    Numa ocasião assim, onde existe certa deformação de comportamento de algumas pessoas, há o desvirtuamento do objetivo, criando-se animosidade nas relações e estabelece-se um clima tenso em momentos que deveriam ser melhores aproveitados. Essas
 pessoas não aprenderam a lidar com limites e desconhecem a noção de respeito na convivência e, geralmente, não se afinam nas relações interpessoais vivendo num mundo que é uma redoma de desconfiança e falsidade. Em suas mentes, todos podem participar e merecem desfrutar uma boa vida, sejam amigos, primos e agregados, contanto, que elas sejam as primeiras da fila e tenham sempre os melhores benefícios. Enfim, por trás de pessoas assim existem diversas ramificações perniciosas que trazem malefícios para quem se envolve com elas.
     Porém, a maneira como lidamos com nossas experiências cotidianas, alegrias, decepções, problemas e soluções poderá formar um vinho muito aromático e saboroso ou poderá ser o pior dos vinagres.
   Para muitos, é até difícil descobrir qual é o seu sabor real.
  Exatamente porque boa índole não se ensina, infelizmente. Todavia, pode ser aprendida através dos exemplos e das boas experiências dos outros. É paradoxal algo que não se ensina, mas que se aprende, não? É simples explicar esse aspecto tão controverso: ocasionalmente, fala-se algo, por melhor que seja, a alguém e não se obtém a devida atenção; entretanto, esse alguém aprende por meio da observação e das invertidas que lhe causam algum tipo de dor, seja sentimental ou física. É assim que acaba funcionando a índole desse ser.
  Com essa experiência trata-se de uma tendência do ser humano de se auto-desenvolver, preferencialmente sem a imposição de terceiros. E assim, através da mera observação, ser uma excelente pessoa ou o contrário.
   O comportamento vem de dentro para fora. Se a pessoa, desde a mais tenra infância, acostuma-se a resolver de forma amarga, preconceituosa ou mesmo desonesta as situações apresentadas pela vida ou causadas pelos pais, terá sérios dissabores e problemas. Conheço pessoas que falam  que "inexplicavelmente, afastam aqueles de quem mais gostam". É um processo de sabotagem, só que de si mesmos(as). Isso é apenas o fim da linha, a resposta definitiva, após diversas atitudes impensadas, grosseiras e mal direcionadas.
  Elas não compreendem, por mais que se fale, que o problema está nelas mesmas. Têm uma sede absurda de reconhecimento dos seus esforços em nome de uma relação amorosa, mas, ao longo do caminho, puxam os tapetes por onde pisam e caem sempre, mas acabam se levantando depois com alguma dificuldade. Até se vêem impingidas a recomeçar suas histórias, sem mesmo se dar conta do que já foi iniciado por elas mesmas atrapalha qualquer reinício. Aí vem o pior: indiferença, distanciamento e, até mesmo, em alguns casos, a colocação da pessoa amada no "freezer", principalmente quando aparecem oportunidades de compartilhar algum passeio juntos. O método é de subterfúgios ou desculpinhas bobas do tipo: "não chamei você porque já sabia que não viria ao passeio", o fazem sem qualquer constrangimento ou peso no consciência, só para tapar o buraco, piorando cada vez mais esse festival de crateras autofágicas emocionais que só prejudicam a elas mesmas.
  Já viu aquelas pessoas que vivem enroladas nas palavras impensadas que proferem ou em ações intempestivas? Se você fechar os olhos, com certeza, vai se lembrar de alguém assim. Ou até de muitos ou, quem sabe, de você mesmo(a)...
   Pessoas que agem assim simplesmente não funcionam: elas andam dois passos para frente, dois para trás (quando não retrocedem três). Não adianta tentar dar chances. Tudo o que fazem de errado uma vez, farão a segunda. E todos nós sabemos que tudo o que acontece duas vezes, fatalmente acontecerá uma terceira, quarta e assim por diante. Desista de tentar entender. Querer fechar os olhos para isso, e continuar acreditando numa mudança, fará de você uma pessoa constantemente insegura e insatisfeita a cada nova situação.
     O mundo às vezes cria muitas dificuldades de relacionamento e ajustes para essas pessoas.
Quer saber como é ou se você se encaixa em tudo, ou em parte do foi dito até agora? Imagine se você estivesse sendo filmado(a) nos últimos meses em todas as suas atitudes com os outros. Porém, leve essencialmente em consideração suas “atitudes de bastidores”, ou quando você fica sozinha(o) após uma conversa tensa. Quantas imagens você aprovaria para publicação sem cortes no youtube?
   Há pessoas que possuem atitudes e pensamentos que não podem ser mostradas publicamente. Elas têm comportamento problemático em seus bastidores, em seu interior conturbado. Tudo o que fazem podem visar o benefício e interesse próprio ou o prejuízo de outrem (acho que já falei disso em outro texto...). Para ter noção de como é alguém, você precisa ser um observador(a) do mundo, detendo-se, principalmente, nas atitudes de quem lhe rodeia ou, mesmo, com quem você está de vez em quando.
    As pessoas têm diversas formas, especialmente nos seus procedimentos. É sempre bom reparar, fundamentalmente, o linguajar, a expressão facial, os gestos e a postura. A partir do momento em que você consegue adquirir um tino nesse sentido, dificilmente se enganará com as pessoas.
    Por mais incrível que pareça, apesar do seu tino que foi apurado através dos anos,  há o fato que o mundo sempre corrompe o ser humano por meio de seus exemplos e sentimentos. E somos colocados à prova desde a primeira infância. Isso permanece em nós enquanto estivermos vivos. Traços do nosso caráter são sulcos na nossa personalidade,  e estão gravados para toda a existência.
Como não sucumbir diante da mediocridade de alguns que nos rodeiam e ofendem? É sabido que diariamente somos expostos a ações que nos impelem a gerar reações impróprias. São os nossos princípios, desenvolvidos desde os primeiros anos de nossas vidas, que vão manter as bases estáveis para lançar a âncora no local preciso, permitindo que saibamos até onde é permitido ir e quando parar. O conceito de valores (o que é importante e o que não é, o que é certo e o que é errado) é que evita a distorção dos pensamentos e informações que vão passando e sendo transformadas na mente criativa, através das expectativas e modelos que cria o outro como perfeito ou como algoz. Bem complicado viver dentro dessas incoerências dos pensamentos...
     Pois é... Nós vivemos numa sociedade cheia de regras e limitações, apesar de haver momentos em que acabamos submetidos a tal síndrome de  Robson Crusoé. No entanto, na medida do possível, a regra básica é formar um círculo de equilíbrio na vida, no qual não haja espaço para a entrada de pessoas que mais atrapalham do que ajudam. O círculo deve ser protegido para estar isento de pessoas assim. Pois, existe um ditado que diz: "Quer conhecer a índole de uma pessoa, observe como ela reage nos momentos em que está com raiva". Eu já observei e me lasquei todinho...
      Estar com pessoas equilibradas e tranquilas requer uma garimpagem de quem você escolhe como parceiro(a). Coloque critério em suas escolhas e lembre-se: não adianta dar chances depois que foi desprezado(a), ofendido(a) ou humilhado(a) por algum motivo fútil.
     Para fechar a prosa, reforço dizendo: no âmbito familiar funciona da mesma forma. Minha mãe diz: "quando já somos adultos, para o convívio familiar, devemos ser sempre visitas: chegamos, cumprimentamos, conversamos um pouco, tomamos um bom café e vamos embora para o nosso cantinho - e se não temos um, então corremos rapidinho para ter e assim bater asas para a liberdade da realização pessoal e individual. Mais do que isso, acarretará prejuízo a curto prazo de convivência". Creio que ela tem toda razão e é mesmo verdade: compartilhar o mesmo espaço com quem sempre rebate, retruca e bate de frente com a nossa liberdade de expressão, opinião e visão de vida, para causar uma permanente frustração ou mudança de humor, bastam algumas horas ou talvez apenas minutos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Por favor, deixe um comentário, pois essa ação fortalece o blog nos mecanismos de busca do Google. Isso fará com esse texto chegue para mais pessoas, algumas que talvez precisem dessas palavras.

   Se você gosta e valoriza esse tipo de trabalho poderá contribuir com qualquer quantia via Pix. 
Essa  é uma forma de incentivar o escritor a dedicar tempo e horas de trabalho na produção de novos textos. Agradeço a todos que lêem, incluindo os que possam ou não contribuir com esse humilde servo da escrita. Novamente muito obrigado por ter chegado até aqui.

Chave Pix: 11994029570 




5 comentários:

  1. Simplesmente perfeito.
    As palavras se encaixam no meu momento como se eu mesma escrevesse.
    Minha atitudes nos últimos meses poderiam ter sido filmadas e postadas sem nenhum corte.
    Consciência tranquila.
    Amei o texto, um desabafo da minha alma escrito por outra pessoa.
    Silvana

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o nome que se dá a essas pessoas é "egoísta ", estão sempre olhando para o seu umbigo, incapazes de levantar a cabeça e enxergar o outro. Também tem aquela máxima..."a sua liberdade termina, onde começa a liberdade do outro". Se isso não for respeitado, não há amor, amizade, relacionamento que perdure. E acho que tudo isso é aprendizado, formação de caráter e personalidade.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Acho que aqui o senhor está falando de colheita, pois tudo que plantamos colhemos.Se plantamos coisas boas ,vamos colher coisas boas.Mas se plantamos coisas ruim vamos colher coisas ruim.E se plantamos não vamos colher.
    Fala também de ciclos viciosos que vivemos, pois sempre queremos dar chance para mesma pessoa ,com a esperança que ela vai mudar.Mas infelizmente nunca muda seja por medo,imaturidade, insegurança, bom não sei dizer.
    Muita vezes nos sabotamos por medo ou insegurança de ter um relacionamento ,pois é mais facil continuarmos no nosso mundo efalar que não deu certo por causa da outra pessoa.
    Sempre vamos querer estar no nosso grupos com pessoas que pensam semelhante a nós. Pois é difícil conviver com pessoas que são totalmente diferentes de nos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Ser humano é isso, um constante aprendizado o ciclo da vida são separado pelas fase, a cada fase uma evolução um mistério, não somos seres estáticos! somos únicos no que sentimos e como sentimos, " Não existe ofensores, existem os ofendidos", até hj tento entender pq as pessoas se permitem serem machucadas com simples palavras que nem tem embasamento em verdade , e se tem pq se ofende?
    bjs de luz

    ResponderExcluir
  5. Toda relação humana é complexa, seja para o lado positivo ou para o lado negativo. A família é a nossa base de lançamento e é dela que partimos para a vida adulta. Entretanto, não creio que seja sempre a culpada pelo que nos acontece de ruim ou de bom. O fato existe e como nos comportamos diante dele nos difere nas relações. Nem toda mãe é santa, nem todo pai é herói ou todos os filhos são amados da mesma forma, nem todo homem é príncipe ou a mulher princesa. Cultura que nos enfiaram goela abaixo. Antes dos títulos, existem seres humanos limitados a desejos e expectativas somos luzes e escuridão. Entender essa complexidade nos liberta da culpa e do preconceito e nos dá liberdade para aceitarmos nossas limitações e melhorar o que é preciso. Aceitar a nós mesmos nos dá parâmetros para entender o outro, por consequência aprendemos a dizer não ao que nos faz mal. Uma frase que li e me marcou e levo para a vida: Sempre vai ter alguém que não consegue ver o seu valor, não deixe que seja você!

    ResponderExcluir

Cansado e Velho

Minha história gira em torno de mim mesmo, — uma vida quase nas portas do delírio na mente de muitos —, com o intuito único de conti...