quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Marionetes

     Bem... Parece deprimente falar assim, mas eu me sinto isolado. Eu me sinto como se, de alguma maneira, fosse um nada e um incomodo para algumas pessoas, gente que diz fazer algo por todos nós, mas não faz.
     Há um sentimento que me faz imaginar que adiante teremos tempos sombrios para o povo brasileiro. Um tempo difícil, perigoso e dramático. Onde a verdade deturpada de alguns dos nossos lideres baterá de frente aos direitos básicos da maioria da sociedade, como acontece atualmente no Chile e Bolívia. Por interesses espúrios da maioria da classe política são criados a cada dia mais mecanismos para encobrir suas falcatruas e inocenta-los – como sempre.


     A falência da república está a caminho e maquiada por uma grave chantagem emocional chamada de golpe, através de mensagens subliminares ou explícitas, repetidas até a exaustão nos meios de comunicação subservientes a todos os que estão no poder - logo aparecerão no rádio e TV discursos com justificativas para falsear a verdade e ludibriar novamente o povo menos instruído, sob o risco do país ficar ingovernável e brasileiros serem jogados contra brasileiros através do autoritarismo. 

     Lamento que a maioria do povo tenha perdido totalmente a medida de suas obrigações cívicas e até a memória e o conhecimento dos anos de chumbo – um povo desmemoriado é um povo vulnerável e sem voz - muito conveniente aos que estão lá em cima hoje.
     Enquanto isso, nós presenciamos a representatividade de um estado moralmente falido, que só sabe agir através de ameaças de mobilizar a força policial para reprimir todo o inconformismo por uma sociedade melhor e com responsabilidade.
     Nunca vimos a presença do estado nas comunidades carentes com disposição, ou em desocupações, que não seja através dessa mesma força de repressão violenta. Não! O que de tempos em tempos assistimos na TV é a presença do gás lacrimogêneo, dos cacetes, da espada em riste e da bala de borracha. O que logo acontecerá novamente ao povo comum que lutará por ideais de governabilidade democrática e equilíbrio se um basta não for dado agora. É uma tarefa urgente.


     Justamente por esse tipo de ação opressora de reprimir e ameaçar toda a nação, os menos favorecidos se deixam pouco a pouco a dominar por outro processo social e criam seus próprios lideres, os quais lhes dão proteção e facilidades pagando um pequeno pedágio; são as milícias que dominam o Rio de Janeiro, enquanto ao mesmo tempo o  crime cria e oficia seu próprio partido em São Paulo, se espalha pelo Brasil, o poder paralelo cresce através da omissão total do estado e governantes - atuais e de décadas passadas. As leis do submundo emergem para toda a sociedade com seus tentáculos; são elas que determinam regras de comportamento e punição onde a polícia não vai. Os julgamentos se dão via tecnologia moderna: Smartfones, vídeo conferências; diretamente de presídios com TVs de LED, aparelhos de som potentes e freezer novinho. Chic isso! E essas leis não foram criadas pelo bandidinho pé de chinelo que apodrece lá na cadeia tentando liderar meia dúzia de comparsas para uma fuga no dia de visitas. Essas leis nasceram das mais perigosas e engenhosas mentes que oprimem a sociedade - independentemente da vontade de mudança da maioria: o poder legislativo com a aprovação do poder judiciário; poderes legítimos instituídos pelo povo, para o povo e contra ele mesmo. E esses poderes se unem em seu intuito de dominação, assassinatos de rivais e oponentes políticos.


     Vou dizer: eu me sinto isolado, perdido. Estou rodeado por quadrilheiros e leis vindas de cima e de baixo, sendo impostas à revelia por todos os ângulos da minha existência.
Eu me sinto totalmente vilipendiado e torturado, estou numa fronteira entre a violência e a inércia – tudo muito conveniente ao estado.Não consigo mais transmitir algo de bom para alguém ou para mim mesmo. Perdi a voz em meio a tantas vozes que acabam gerando apenas um som de balburdia, onde ninguém se ouve e nem se entende. Eu quero um outro mundo. Não quero este que está aí. Quero um mundo mais justo com regras claras; com justiça igual para todos, educação, saúde acessível e qualidade de vida. Não quero uma revolução com as pessoas saindo às ruas aos gritos, ateando fogo em ônibus, quebrando tudo o que vier pela frente e dando tiros. Não! Isso é vandalismo que não leva a nada. Revolução é transformação. É um ato social organizado que desmonta a estrutura vigente e cria outra sociedade mais igualitária. Repudiando o autoritarismo, a repressão e ditadura tipo republiqueta de bananas.    


     O silêncio subserviente termina em subserviência eterna, por isso sou colocado como suspeito, criminoso e vítima; como alguém que deveria simplesmente se calar e abaixar a cabeça. O povo brasileiro não merece ser governado por um clã do mal, uma estirpe sinistra que a todo instante incita a criação da ditadura e faz ode à tortura e torturador. 

    Desta forma está difícil ao povo não sofrer mal algum de qualquer lado; e eu também, alguém que sofre de um ímpeto que confunde certo e errado; alto e baixo; direita e esquerda. E que no final de tudo relembra do termo “dívida interna”, que descreve bem o que os políticos devem à população, com suas sistemáticas ações de afronta à constituição e à democracia. Eles devem aos ricos, aos pobres; aos sem-teto; aos desmemoriados; aos desencaminhados; aos índios, brancos, pardos, mestiços e negros. Devem aos parques públicos, ruas, becos, vielas e avenidas. Devem aos cristãos, espíritas, judeus, budistas e muçulmanos. Devem à saúde, ao transporte público e à educação. Devem água, comida e lazer. Devem aos sãos, aos loucos, enfermos e curados. Devem aos héteros, gays, lésbicas e também aos indecisos. Devem ao cinema, ao teatro e ao circo. Devem principalmente aos marionetes, com os quais se divertem todos os dias puxando as cordas amarradas em milhões de pescoços.      


9 comentários:

  1. Caro amigo...
    A emoção me domina neste exato momento...
    Aplausos... Mais aplausos...
    Dívida interna? Como não havia pensado nisso...
    Há tempo reflito sobre a inércia mencionada em seu texto... Penso que o que vivemos é tão surreal que talvez haja a ideia de acordarmos do pesadelo real!!!
    Qual o peso da dívida? O qto nos aliamos a ela?
    O quanto enxergamos o caos tão bem relatado por vc caro amigo...
    Pensemos um instante... Por onde anda a lucidez? E qdo a insanidade toma conta a quem ela dá as mãos? Creio que ao orgulho, ao preconceito, ao egoísmo humano... Ah com toda certeza tropeçamos em nossos erros... O quanto que enqto brasileiros dialogamos em nosso cotidiano com princípios e valores que elucidam a sensatez? Oh caro amigo, talvez tenhamos que retomar o caminho sair da inércia, contaminada pela mesquinharia humana, e aí sabemos e vivemos o caos do que o ser humano tem de pior. Penso que é urgente revisitarmos princípios, concepções e valores que dialoguem com o processo de humanização...
    Pois estamos a passos largos, gigantes lidando com a desumanização humana... E a pergunta que não cala em.mh alma... Qual será o meu legado para as próximas gerações?
    Gratidão caro amigo... Por mais um mergulho dialético e reflexivo! Saudações
    P.s encontro-me cansadinha... Peço desculpas antecipadas nos possíveis erros, porém, o cansaço me impede revisão... Abraços

    ResponderExcluir
  2. Texto extremamente profundo e de uma verdade gritante,tds nos sensíveis e antenados dos problemas que pelo que parece só nos vemos.Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Não parece deprimente. É deprimente. Nosso país é jovem ainda. Sempre subjugado e explorado por outras potências desde o descobrimento. O mundo todo de olho grande em nossas riquezas. Somos ricos. No entanto preconceituosos, egoístas , mesquinhos, não valorizamos nossos ancestrais, ao contrário, a maioria se envergonha deles, mas estufam o peito pra dizer que descendem de europeus. ( índios , verdadeiros donos disso tudo aqui, africanos). É lamentável a relação que o brasileiro tem com sua história, ignora a realidade, prefere não saber, tem preguiça de ler, de estudar. É cômodo. Mais fácil se deixar manipular, não assumir responsabilidades, levar uma vantagem aqui, outra ali, os outros que se danem. Não existe coletivo. Não há motivação pra isso. A classe política, os ricos, agem da mesma forma que os portugueses, espanhóis, franceses... todos que passaram por aqui desde o descobrimento, Brasil- Colônia...até Estados Unidos e outros na atualidade; só querem saquear, explorar, usurpar, terceirizar, se dar bem e cair fora se possivel, não estão nem aí que não vai sobrar nada pra quem não tem pra onde correr. Nosso país está sendo devastado. Até quem não é rico, mas acha que é acha que isso está certo. É o capitalismo? Não sei se essa selvageria e falta de amor à pátria, entreguismo é em todos os países. Parece que não . Deprimente sim! Às vezes me dá vontade de ir embora também, isso aqui será, que tem jeito? Mas como faço parte daquela minoria que não consegue nem mudar de bairro quem dirá de país, o jeito é me conformar. Vejo um povo apático, mal informado, desanimado, acomodado e acuado. Agora ameaça de mais retrocesso, repressão. Perdas de tantas conquistas históricas que vieram à base de anos de luta e até de sangue de muitos, mas que o povo pensa que veio de graca. Tolos. Não sei o que tem que acontecer pra mudar essa triste realidade. Desculpe se estou sendo muito pessimista, mas assim que me sinto hoje. Boa noite, Claudia

    ResponderExcluir
  4. A cada texto que leio,percebo que a sua escrita é realmente a nossa voz.
    A voz daqueles que são obrigados a viver a imposição de um governo que não escolhemos.
    Como o próprio título diz, somos marionetes nas mãos desse governo hipócrita e sem noção.
    O povo parece que está vendado e anestesiado. Cadê aqueles brasileiros que pintaram as caras e saíram às ruas em defesa de seus direitos?! Aqueles brasileiros que tiraram presidente?! Que lutavam por uma vida mais justa e digna?!
    Cada dia que passa me sinto vivendo um pesadelo que não acaba mais!
    Não consigo enxergar perspectivas de melhora.
    O povo está sofrendo; sem emprego,sem saúde,com a educação desvalorizada e sem esperança.
    E as pessoas no poder, fazem de conta que não enxergam o que está acontecendo para não terem que fazer nada.
    Nos manipulam como se realmente fôssemos marionetes;e nós enfraquecidos diante da situação, acabamos caminhando para onde eles nos movimentam. CHEGA!!! QUERO MEU PAÍS DE VOLTA!!! Bjs Lilian

    ResponderExcluir
  5. Olha digo que suas palavras são as minhas pois é nesse mundo aí descrito que vivemos, não preciso acrescentar nada é exatamente assim que estamos vivendo feito marionetes. Parabéns você é com certeza meu escritor favorito o seu expressar me encanta pois diz tudo que muitos de nós gostaríamos de dizer.

    ResponderExcluir
  6. Bom, faz um pouco de tempo q estou prestando atenção na política, antes n me interessava por ela.
    Faz uns cinco anos que todos os dias vejo drsfilar na mh frente, as notícias que conseguiram e cobseguem afundar um país tão rico, inclusive, de pessoas( que hoje se encobtram estagnadas).
    Governantea que poderiam dar ao seu povo, o q vc pontuou, saúde, educação,etc.. , e ao invés disso, nos legou a violência que ultimamente rola solta nas ruas, e até mesmo nas casas, n se esquecendo da corrupção.
    Um país que teve tudo para ser uma grande nação, mas que mergulhou numa pobreza, em todos is sentidos sem limite.
    Um país que se deixou levar pela corrupção, e hj vive uma doença incurável. Não cobseguiu dar um passo à frente, pois, a maioria está com o " rabo" preso.
    E qto mais o tempo passa surge mais corrupção. Pessoas que acham que podem ditar regras e normas para seus comandados, e a palavra deles é Lei.
    Somos livres, acho q é uma palavra "demodê".Vicemos fechados dentro de um mundo sem perspectiva, não temos escolas, moradias , hospitais *somente para os ricos, saneamento básico.etc...
    Parece que como o país está a deriva tudo ficou tb, inclusive, a nossa vida
    .
    Deitamos e n sabemos como será o dia seguinte, com toda essa instabilidade .
    Gostaria de acordar e ter notícias que tudo está na mais perfeita ordem.
    A economia está estável,a previdência ezra com as syas nivas regras ajustando osra atender seys beneficiários, todos terão escolas, com professores bem remunerados, hospitais dignos de um povo trabalhador.
    Sei que é utopia, mas bem que poderia ser vdd.
    Sonia

    ResponderExcluir
  7. Sinto mas palavras do autor o mesmo sentimento que há em mim e outros milhares de brasileiros. Um justo de desespero e vibrador de fugir e uma inércia, assistindo a tudo sem a capacidade de enxergar uma luz ao fim do túnel. Eu não concordo com a roubalheira dos políticos ,não sou partidária ,mas nunca escondi a minha simpatia pela ideologia do PT,que infelizmente se perdeu com os anos e a facilidade que se tem no Brasil de roubar e desviar o dinheiro público,mas jamais vira rua em um homem que junto con a sua prole de insanos,loucos que foram colocados no poder por uma elite que se acha acima do bem e do mal,que se acham melhores do que todos ,principalmente pobres ,negros ,lgbts ,nordestinos. ..
    E triste , ver um país que lutou tanto por democracia, liberdade de expressao, vivendo essa situação, é sem ninguém para lutar, porque essa geração de jovens estudantes de hoje é tão tapada e não sabem nem o que estão fazendo no mundo,sem perspectiva de nada.

    ResponderExcluir
  8. Caro autor...acho que todas as pessoas que tem bom senso, um pouco de visão e conhecimento estão cono você...isolados, desolados e até assustados com o que vemos hoje. Mas infelizmente não enxergo perspectivas, porque só o estudo faz com que as pessoas deixem de ser crédulas e passem a pensar, julgar o que é bom ou ruim. Mas as escolas públicas fazem questão de não ensinar essa geração a pensar...os que tem acesso as escolas particulares provavelmente vão se aliar a hipocrisia que governa esse país para não perder os privilégios que passam de pai para filho.
    E também não vejo vontade no povo brasileiro, somente comodismo e espera de que alguém se levante e fale por eles. Quando saem as ruas é porque são instigados pelo próprio poder que os oprime...que não está contente com seus pares e resolve mostrar força através do povo.
    Já disse uma vez...nunca uma música esteve tão na moda..."ehhh vida de gado...povo marcado povo feliz!!".
    Márcia.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, por todas as verdades dita e acredito se a metade da população fizesse como você, dizendo as verdades acredito que algo poderia acontecer,mas digo fiquei impactada ao ler, inclusive a parte da dívida interna, muito legal e eles não tem capacidade de pensar dessa forma. Lindalva

    ResponderExcluir

Cansado e Velho

Minha história gira em torno de mim mesmo, — uma vida quase nas portas do delírio na mente de muitos —, com o intuito único de conti...