segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Obaaaa!!! Bon Jovi Novamente.

     Até parece uma piada meio sem graça. Mas não é. 
     Na verdade, - quero deixar bem claro que se trata da minha opinião e gosto pessoal, - assim sendo, adoro o ato de  poder sacanear os amigos que têm um gosto musical simplesmente patético e idolatram o Bon Jovi. Quando encontro esses amigos me divirto fazendo algumas piadas bem humoradas e muito espirituosas (no bom sentido) a respeito do gosto musical deles. Esses meus amigos, já bem crescidos, com barba branca na cara, barrigudos, pais de família, falastrões e já feitos na vida em suas carreiras profissionais, compartilham o mesmo gosto musical das esposas e cunhadas que adoram o Bon Jovi - esses casais durante anos mantiveram em suas coleções, de rock chumbrega, os discos em vinil mais popularescos da banda, tipo: New Jersey, Slippery When Wet, These days... 
     Algumas pessoas ainda ousam chamar o Bon Jovi de Heavy Metal, Glam Rock, Hair rock, hard rock, o que, na verdade, não se encaixa, já que seu apelo pop é simplesmente vergonhoso, basicamente calcado no mainstream de empresários ambiciosos em conluio com a gravadora, - que busca sair do buraco - fazendo de tudo para acertar um sucesso no rádio para as mais variadas camadas da população mundial; claramente se baseado em letras horríveis, que exaltam a dor de corno ou o amor não correspondido - algumas letras fariam Zezé de Camargo ou Amado Batista morrerem de raiva por ainda não terem escrito ou cantado tais lamúrias. 
     O Bon Jovi vem de uma onda de bandas de rock que preferiram no começo se mostrar com visual tipicamente feminino, onde praticamente todos os músicos eram muito parecidos em seus badulaques e adornos, tipo: brincos, pulseiras, correntinhas e lantejoulas, - diga-se de passagem, ridiculamente grotesco, - e cabelos, lotados de fixador; em permanentes tão duradouras que nem o último furacão Dorian seria capaz de tirar um cacho ou um fio do lugar. 
     No quesito cabelo variava um pouco; poderiam ser cacheados ou lisos, motivo de inveja em todas as moças da época. Ahhh, tinha também as roupas de couro apertadas e calças de oncinha. 
    Poxa vida... Infelizmente as pessoas vivem de saudosismos, estão lotadas de carência, e necessitam urgentemente que a memória afetiva seja exercitada através de um show ao vivo em sua cidade. Aí essas pessoas correm na internet, ficam de madrugada esperando a liberação dos ingressos, via esses sites que cobram caro pela conveniência e, bem diante dos seus smartphones, notebooks ou pcs, voltam por um instante lá  no passado, nos anos 80, quando eram pessoas magras, sem rugas, sem cabelos brancos, sem problemas da vida adulta,  lembram que um dia já tiveram a estética fininha e cabelos esvoaçantes. Na sequência vem a ansiedade, contando meses, semanas e dias, pela tal data do show que as fará felizes, desejando urgentemente esquecer a própria realidade por 120 minutos. 
     É fácil notar que, muitas vezes, não medindo esforços, se lamentam daquilo que foram ou do que poderiam ter sido. 
     No caso dos fãs do Bon Jovi, existe aí a oportunidade de assistir um show de um banda tão acéfala tanto quanto seus fãs, que poderão dizer aos seus filhos e netos que isso sim é música boa; música chata eram aquelas dos anos 50, 60 e 70, que seus pais ouviam numa vitrolinha, ou num 3x1, lá nos anos 80 quando o Bon Jovi dava seus primeiros passos na carreira.
     Todos concordam que a música do Bon Jovi sempre foi o resumo daquele rock feito para meninas cheias de hormônios, que viam neles seus príncipes encantados. Foi um tempo em que as pessoas foram tomadas por uma febre de video-clips na TV, principalmente com o surgimento da MTV com vários programas diários, e em outros canais comuns, exemplo: Som pop, Clip Trip, TV2 Pop show. Logicamente a banda se aproveitou muito desse fenômeno, assim como outras bandas horrorosas da mesma época, a começar pelo "Poison", "Warrant", "Dokken", "Europe", "Winger", "Firehouse", "Cinderella"...  Bandas simplesmente ridículas em que a estética e a beleza de seus integrantes, em todas elas meio afeminadas, eram mais importantes que a música. Esse sucesso do estilo permaneceu por um tempo, desde meados dos 80, entrando nos anos 90, mas, a partir da segunda metade dos 90, com lançamento daquele disco horrível do Bon Jovi, "These Days", dizer no meio roqueiro que era fã desse tipo de música era como passar o atestado de patricinha metida a roqueira ou de meninos afeminados. 
     Hoje, grande parte do público da banda, são aquelas mesmas fãs da época. Um tipo de gente saudosista com seus cabelos tingidos para esconder os fios grisalhos ou de senhores que chegam ao local do espetáculo conduzidos por motoristas particulares em suas BMW ou Mercedes, - rodeados por seguranças que também vão ao show por ossos do ofício para proteger os filhos do patrão - filhos que curtem K-pop ou Justin Bieber. Esse tipo de gente não se importa em pagar 800 ou mais de 1200 reais por cada ingresso e lota os shows, mas raramente consome os discos que a banda lançou após os anos 90, e sequer conhece as músicas lançadas nesse período. Esse negócio do "vamos cantar juntos" só vale para uma meia dúzia de músicas bem antigas, e olhe lá! São sempre as mesmas músicas que essa turma adora cantar nos shows, isso é importante frisar! Tem aquelas baladas de verter lágrimas de sangue de tanta raiva, como por exemplo: "always", "bed of roses", "I´ll be there for you". Claro que também tem aqueles roquinhos fajutos com letrinhas infanto-juvenis: "You give love a bad name", "bad medicine", "living on a prayer", "lay on hands on me"; e o hit mais recente da banda "It´s my life" que é do ano de 2001, e saiu de um disco péssimo chamado "Crush". Olha... De repente você pode até achar que minha relação de ojeriza com os álbuns e músicas do Bon Jovi seja uma mera perseguição, mas não é não. Garanto a você que não é. Você que está lendo isso e já vai formando opinião a meu respeito lhe digo o seguinte: - Nos últimos dias ouvi com a maior resignação possível alguns álbuns inteiros do Bon Jovi, principalmente o "New Jersey", que é um dos mais festejados. Reparei que o impacto que me causa hoje é bem diferente do tempo em que foi lançado, um impacto para pior. O mais triste disso tudo é que de lá para cá a música do grupo decaiu de maneira espantosa com a falta de criatividade, a qual, sabemos, já era bem pobrezinha. Uma outra coisa deprimente é a voz atual do cantor, Jon Bon Jovi, que não consegue mais alcançar nem os tons médios das músicas, com apresentações constrangedoras pela falta de afinação - só procurar os videos no youtube de shows recentes. Na verdade a banda Bon Jovi é um arremedo do que foi nos anos 80, pois o único que sobrou para fazer companhia ao Jon é o baterista Tico Torres. O resto da banda é de músicos contratados que recebem cachê por apresentação e muitas vezes sem o direito de ter a imagem mostrada nas filmagens dos shows, como aconteceu na última apresentação da banda no Rock In Rio, quando a câmera fixava apenas o Jon, e alguns relances da mão do guitarrista nas cordas do instrumento, sem nunca filmar o rosto, e, o baterista, que substituiu Tico Torres de última hora, no fundo do palco na escuridão total. 
     Então... Como os shows do Bon Jovi lotam e acontecem em grandes arenas ou estádios, por que tem essa legião de fãs que adoram reviver o passado, esses shows acabam sendo feitos com uma produção muito grande e espetaculosa, que serve para disfarçar o quanto a banda está tocando sem ânimo e as músicas extremamente caretas e insossas. Esses grandes espetáculos demonstram a enorme vontade de Jon Bon Jovi ser um Bruce Springsteen. As posturas de Jon são idênticas, com menos energia, logicamente, mas com trejeitos que lembram o Bruce antigamente e também na fase atual - ao mais atento observador é nítida essa impressão. Logicamente que ele não consegue e nem chega perto! O máximo que o Jon Bon Jovi faz, com a bandinha descaracterizada, é soar como um Bryan Adams com a garganta entupida de Trident ou com miolo de pão amanhecido. Obviamente que essa postura dele é mais um detalhe que se encontra facilmente em sua falta de originalidade. 
     O show, como os anteriores será praticamente um convite à irritação a quem tem senso crítico e de observação para perceber o que acontece no palco. 
     Ressaltando, na minha opinião, a banda Bon Jovi virou protagonista de uma carreira musical que sempre foi, continua sendo e vai ser, uma comédia muito sem graça em termos de postura visual e musical. Com fãs, em sua maioria, de titias e vovós que sairão do show reclamando de dor nas costas, nos joelhos e nas juntas dos cotovelos.        

10 comentários:

  1. O que posso falar de Bon Jovi!!!
    Nunca prestei atenção nele e em suas músicas!
    Vi raras vezes ele cantando na tv (MTV).
    Acho desagradável pessoas com uma certa idade "correr" atrás deste tipo de show.
    As músicas q ele interpreta n acrescentam nada, não fazem vc viajar no tempo, ou mesmo sonhar.
    Tem artistas q n conseguem entender que sua época passou, apesar de certas canções, atualmente, serem verdadeiros lixos.
    Compete a nós querermos ou não ouví-las!

    ResponderExcluir
  2. Para minha felicidade ele não fez parte da minha vida, já não posso dizer o mesmo de Zezé di Camargo e Amado Batista Rsrsrs, parabéns vc conseguiu mais uma vez despertar meu interesse pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Respeito a opiniao de todos, mas nao pude deixar de me manifestar a favor de Bon Jovi, uma banda criada em 1982, que fez grande parte da minha adolescencia, creio nao ser só eu que curta suas musicas e nao estou com dores nas juntas nao rsrs, já que bateu a casa 130 milhoes de copias vendidas.
    Eleitos a segunda banda mais cara e sim me fazem viajar no tempo na epoca dos bailinhos e dos beijos no portao, sinto o coraçao gelar ao ouvir musicas que marcaram uma epoca, minha juventude e serviu de temas de filmes que assisto até hoje.
    Me desculpe o escritor pelas divergencias de opinioes, mas para um artista se consagrar como se consagrou essa banda nao foi por pouco trabalho uma vez que foram pioneiros em gravaçoes de albuns acusticos.Aplaudo quem merece aplausos e o talento e o trabalho dessa banda merece meu aplauso.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, vc parece revoltado, Sr. Autor! A namorada trocou vc pelo John?!...
    Brincadeiras a parte, falo isto pq sou uma destas q foi adolescente nos anos 80 e adorava aqueles gatos lindos, românticos, sensuais, cantando com aquele olhar 43 e calça apertada insinuante q enlouquecia a tds!... E hj sou uma destas saudosistas com cabelos tingidos para esconder os fios grisalhos, sem BMW ou Mercedes nem seguranças, mas em condições de estar na ansiedade da espera do show q acontecerá na próxima semana, pois lá estarei, gritando desvairada como na época em q tds éramos jovens e felizes, msm q o happy hour depois do show seja uma dose de analgésico por causa das dores nas juntas... Kkkkk. Posso até não ser mais jovem, mas Feliz sempreee!!!
    Tenho certeza q vc, Sr. Autor, tbem já não é mais aquele rapaz viril e de cabelos até a cintura, disposto e com o frescor da juventude pra lançar tnts críticas! E, me desculpe, mas tenho q te dizer q td bem vc não gostar do Bonjovi, agora dizer q ele quer imitar o Bruce Springsteen me deu até náusea! Ele cantando é igual alguém q tá fazendo força pra vomitar! Ainda bem q o John não chega nem perto!!!
    Críticas sempre causam estranhamento e podem levar a certo incomodo, mas há gosto pra td nesta vida e o importante é respeitar as diferenças, não é msm? Cm diz aquele velho ditado de uma época antes de sermos jovens: " o q seria do azul se tds gostassem do vermelho?"
    Mas o q eu prefiro é aquele q diz: "gosto é quiném cú, cada um tem o seu!".
    Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou aquela que não faço parte da região de fãs do Bon Jovi. Nao sou estilo roqueira mas tem muisicas antigad que ate gosto de ouvir. Acho esses roqueiros apelativos no seu visual mas tespeito seus estilos e seus fãs. Penso que temos uma divwrsidade imensa de tipos musicais e a isso cabe o respeito. Nao esquecendo e não desmerecendo o.nome Bon Jovi que bom ou não arrastou e arrasta multidões.

    ResponderExcluir
  6. Não faço parte da legião de fãs de Bon Jovi. Ele não foi importante e nem fez diferença na minha vida. Não é um cantor que me chame a atenção. Gosto de outro tipo de música. Nunca fui muito fã de bandas e cantores com vestimentas apertadas e muitos acessórios. Respeito quem goste, mas também concordo que alguns artistas tem que entender que o que foram no passado, já passou. Eles precisam se conscientizar e aceitar que a sua performance hoje, não será a mesma de anos atrás. Muitos nem voz mais tem para cantar e alcançar as notas musicais. E aí acabam fazendo feio na frente dos fãs que com certeza esperam ver seu ídolo como a tempos atrás. Eu gosto de músicas antigas, mesmo porque hoje em dia não conseguimos ouvir nada que seja agradável aos ouvidos. Saudosismo sim, agora querer voltar ao passado não dá né? É autor, vc deixou muita gente descontente com suas críticas ao artista em questão, kkk. Bjss Lilian

    ResponderExcluir
  7. Nossa,pegou pesado kkkk. Também não sou do fã clube de Bon Jovi, (apesar de,até gostar de algumas músicas). Mas se está lotando shows, ainda então deve ter o seu valor. Quanto aos pais influenciarem gosto musical dos filhos, tentei fazer direitinho a lição de casa, acho que fiz direito, mas isso não impede que meus filhos ouçam o que bem entender, afinal são seres autônomos e independentes ( ou quase kkk). O fato de algumas pessoas não aceitarem envelhecer é comum, para o artista deve ser muito mais difícil, principalmente se parte de seu sucesso é calcado na imagem de sensualidade, beleza e juventude. Aceitar e se reinventar seria bem melhor, mas também não é pecado dar aquela disfarçada nos cabelinhos grisalhos e dar umas balancadaa neio desengonçada num show para recordar algo que foi bom, mesmo que isso custe umq dor nas costas e analgésicos depois. Resumindo, nem gosto muito de Jon Bon Jovi, prefiro outro tipo de voz, de música, de visual, mas nem por isso vou desmerece-lo como artista,tem quem goste,, eu mesma gosto de tanta coisa esquisita e não tô nem aí para quem não goste kkk. O sol nasceu pra todos, para de implicar com o cara rss Beijos Cláudia .

    ResponderExcluir
  8. Gosto é gosto, ainda que seja um mau gosto.kkkTentar respeitar,desde que não me inclua na audição ( brincadeirinha rss). Conheço um pouco e do seu gosto musical, e acho muito legal. Claro que as musicas de Jovi não me levam aos lugares que vou com a vozes de Robert Plant ( ui) ou Eddie Vedder ( aiai), mas temos que ter cuidado pra não nos tornar intransigentes e rabugentos. Bjbj. Cláudia

    ResponderExcluir
  9. Como diria meu Avô "política religião e gosto não se discute...cada um com o seu"..rs..
    Mas acho que não são músicas ou cantores que as pessoas gostam, são as lembranças que trazem...afinal quase tudo em nossa vida tem música envolvida. O som ambiente no escritório...um barzinho com amigos...um passeio...roda vez que ouvimos determinada música está ligada a esses acontecimentos. Por exemplo, toda vez que ouço Rod Stwart - It's a Heartache...me lembro dos intervalos na escola ...onde por um ano ouvíamos essa música...mas nem gosto dela...só que me lembro dos amigos...das paqueras...das brincadeiras.
    Pena dos jovens de hoje que vão ter lembranças regadas a funk...pablo vittar...anitta...rs...
    Mas serão lembranças....rs....

    ResponderExcluir
  10. Pois Bon jovi pra mim foi e sempre sera a banda do coraçao respeito quem pensa o contrario mas sou das antigas e namoradinha do Jon bon jovi em pensamento abraço amigo Renato otimo blog👋👋👋👋👋💋

    ResponderExcluir

Bruxas Existem!

      Quem visse de perto aquela mulher, com os seus  anos de estrada, dificilmente imaginaria que em outras épocas, - tempo de menos esclar...