sábado, 19 de novembro de 2011

VAN ZANT BROTHERS - Legado Lynyrd Skynyrd

É curioso lembrar da história dos três irmãos que construiram um legado importante dentro da história do rock americano no século vinte e que continua com muito talento até os dias de hoje, mesmo tendo sido a tragédia o marco desta sequência.

Vamos começar a história pelo mais velho e para alguns o mais talentoso de todos.

RONNIE VAN ZANT:
Ronald Wayne nasceu no dia 15 de janeiro de 1948, na cidade de Jacksonville, Flórida, sul dos Estados Unidos, como todo genuíno capricorniano este cara era muito teimoso e determinado e supersticioso, o camarada odiava cobras e detestava voar de avíão. Este nosso personagem nunca em sua tenra juventude pensou em ser músico. Sua grande aspiração era em ser um boxeador como Cassius Clay ou então um piloto de automóvel, mas um dia ao assistir um show dos Rolling Stones o rapaz mudou rapidinho de idéia e a partir daí teve a certeza de qual seria a profissão a seguir.
Ronnie então juntou-se com alguns amigos que gostavam muito de jogar beisebol e começaram a tocar, isto no ano de 1964. A partir de então muitos nomes foram escolhidos para a nova banda, alguns perduram por um tempo, outros semanas. Até que finalmente um dia Ronnie resolve fazer uma brincadeira com um professor de ginástica que era do tipo muito durão. Usa o nome do cara com trocadilho, o nome do tal professor era Leonard Skinner.

Ronnie era o mentor e cabeça da banda, determinava os rumos a seguir, escrevia as letras e também arrumava muitas brigas e encrencas até chegar as vias de fato com os próprios integrantes da banda. Ronnie tinha pávio curto, não levava desaforo e não aceitava corpo mole ou falta de interesse dos outros integrantes.

A fase aurea do Lynyrd Skynyrd foi na década de 70, exatamente a partir de 1973 com o lançamento de seu primeiro álbum, pronounced 'lĕh-'nérd 'skin-'nérd, onde podemos encontrar as preciosas canções: SIMPLE MAN, FREEBIRD, TUESDAY´S GONE, até 1977 com o lançamento do álbum STREET SURVIVORS.

Infelizmente após ter lançado cinco álbuns de estúdio e um duplo ao vivo fantástico chamado "One more from the road", a banda e Ronnie foram vitímados por um fatídico acidente de avião em outubro de 1977. Neste acidente morreram Ronnie, Steve Gaines(guitarrista) e Cassie Gaines(backing vocals). Então anos depois o legado se perpetuou na voz de Johnny o irmão mais novo. Veremos a seguir sua história.


JOHNNY VAN ZANT:

Irmão mais novo da tríade, o menino nasceu dia 27 de fevereiro de 1959, na mesma casa que seus irmãos mais velhos. Johnny começou a cantar profissionalmente na década de setenta, ainda muito jovem com sua primeira banda chamada The Austin nickels band e que depois passaria a se chamar VAN ZANT BAND. Lançou seu primeiro álbum com este nome em 1980, chamado "No more dirty deals". Em seguida entre os anos de 1981 e 1985 lançou mais três álbuns solos. Em 1987 após vários pedidos de fãs resolveu reunir os integrantes sobreviventes do Lynyrd Skynyrd, para uma turnê de duas semanas em homenagem ao aniversário de dez anos do trágico acidente. A turnê durou meses, novos pedidos e contratos de apresentação foram surgindo. Ele não havia pensando ainda que poderia retomar à banda como frontman e seguir carreira com nova história. Depois destes meses de cansativas apresentações cada integrante continuou seu trabalho pessoal, inclusive Johnny, que em 1990 lançou mais um disco solo chamado "BRICKYARD ROAD" na minha opinião seu melhor trabalho solo.
Em 1991, após meses de conversação com ex-integrantes e empresários a banda resolve gravar um novo trabalho de estúdio mantendo o nome Lynyrd Skynyrd e Johnny assumindo o legado que o seu irmão deixara. O lynyrd continua até hoje, alguns fãs de Ronnie podem torcer o nariz com a nova diretriz que a banda tomou nos anos noventa e 2000, mas, a marca Lynyrd é reconhecida sempre seja nas antigas canções cantadas com sotaque caipira e som anasalado de Ronnie até a voz rouca e romântica de Johnny, Lynyrd é Lynyrd e sempre será e que o legado se perpetue.


DONNIE VAN ZANT:
Donald nasceu dia 11 de junho de 1952, na mesma casa de seu irmão mais velho Ronnie. Ele é o menos conhecido dos irmãos. Lidera a banda "38 Special", desde 1975. Donnie sempre preferiu seguir uma linha mais comercial, o conhecido rock de arena dos anos oitenta, música para tocar nas fms da vida. No entanto o trabalho de sua banda "38 Special", sempre foi muito conciso e fiel a proposta comercial. Donnie teve como parceiro principal e de longa data Don Barnes, exímio guitarrista com quem Donnie também dividia os vocais e as composições.
Donnie e seu irmão mais novo Johhny tem um projeto em paralelo às suas bandas. Chama-se VAN ZANT BROTHERS, onde preferivelmente tocam músicas e estilos que agradam particularmente a ambos, lançaram quatro discos de estúdio.

3 comentários:

  1. Poxa Renato...parabéns pelas informações que vc nos passa nesse blog!!!Realmente muito informativo!!!Gosto de saber que posso contar com vc para esclarecimentos às minhas dúvidas e no engrandecimento na minha vida rock´n´roll!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Lynyrd Skynyrd foi uma banda muito foda.Sweet Home Alabama é um clássico.

    Parabéns pelo blog e continue com o sucesso que ele merece !!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a música e o Southern estão no sangue dessa família de 'caipiras'! Lynyrd Skynyrd pra vida!

    ResponderExcluir