THE BEATLES - A REVOLUÇÃO POP

                 No começo, em 1962, os Beatles vestiam roupas de couro preto e usavam cabelo estilo James Dean, até a dissolução do grupo, em 1970, mudaram bastante em termos visuais e principalmente musicais.
Os Beatles enfrentaram as mudanças sociais e culturais do mundo sem medo de desagradar reacionários ou revolucionários. O argumento de John Lennon, porta-voz político do grupo, era o seguinte: todos falam em destruir o sistema, mas acabam colocando um monstrengo pior em seu lugar.
"Revolution" (do álbum branco) seria, então, a expressão máxima de sua visão política. Dizia explicitamente que não contassem com ele nas barricadas, se fosse para engolir a velha história do sistema. E argumentava: Os franceses não haviam inventado essa lenda de liberdade, igualdade e fraternidade? Ao que isso levou? À guilhotina. Os russos não colocaram o trem do marxismo para rodar? E ele não saiu dos trilhos?
A revolução dos Beatles não foi estritamente musical, tiveram grande influência na moda e no comportamento dos jovens na década de sessenta e também na década seguinte.
A banda se notabilizou por ultrapassar os padrões de qualidade das gravações da época, incorporando em suas capas o que de melhor existia na cena pop e expandindo as fronteiras da música popular, ao absorver desde a influência do blues americano até a música concreta do alemão Stockhausen. Prova disso é "Revolution 9".
Muitas das canções dos Beatles não tinham sequer o peso alegórico que muitos fãs gostariam que tivessem. "She´s Leaving Home", do álbum "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band", faz uso de uma linguagem naturalista porque foi inspirada numa notícia de jornal, sobre uma jovem adolescente londrina de 17 anos que fugiu de casa. Era a tal da sociedade alternativa chamando a moçada. Grande inspiração do tema para nosso maior ídolo do rock nacional, Raul Seixas. A dupla Lennon e McCartney, sempre antenada, resolveu contar essa história. E criou um marco, o melhor disco pop do século 20, cheio de histórias pitorescas e uma visão diferenciada do mundo da época perturbado pela guerra do Vietnã, espionagem internacional e política expansionista americana e soviética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Luz Fraca Do Abajur

Decisão

O E-Mail-Carta Parte 8