segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SIMPLE MAN - LYNYRD SKYNYRD

EXPLICANDO A ORIGEM DE "SIMPLE MAN" LYNYRD SKYNYRD

Quando falamos em LYNYRD SKYNYRD, certamente surge em sua cabeça a antológica "Sweet Home Alabama". Certo?
Não esqueçamos que essa grande banda sulista americana fez muito mais do que isso em sua valorosa carreira. Clássicos como a fantástica "Free Bird", "Call Me The Breeze", "Saturday Night Special", e a incrível balada "Tuesday`s Gone", regravada pelo Metallica.

Entretanto, uma outra música dos caras merece um destaque maior ainda.
A maravilhosa balada "SIMPLE MAN" foi composta pelo então vocalista do LYNYRD, Ronnie Van Zant, e pelo guitarrista Gary Rossington. A música é do primeiro álbum da banda, cuja gravação é do ano de 1973.
A composição surgiu após a morte da avó de Ronnie. Em um dia qualquer, ele e Gary estavam no apartamento do vocalista e começaram a contar algumas histórias sobre ela. A partir disso, o guitarrista começou a dedilhar algumas notas e ambos puseram-se a montar uma letra sobre as recomendações das mulheres importantes de suas vidas e em especial mães e avós.
A letra foi composta em apenas uma hora e é especialmente tocante, apesar de sua simplicidade. Trata dos ensinamentos de uma mãe para o seu filho sobre as coisas mais importantes da vida: a fé, o amor, a humildade e o desapego material.
A tradução da letra é mais ou menos a seguinte:


Simple Man

Mama told me when I was young
Come sit beside me, my only son
And listen closely to what I say
And if you do this it will help you some sunny day
Take your time, don't live too fast
Troubles will come and they will pass
Go find a woman and you'll find love
And don't forget, son there is someone up above
And be a simple kind of man
Be something you love and understand
Baby, be a simple kind of man
Won't you do this for me, son?
If you can?
Forget your lust for the rich man's gold
All that you need is in your soul
And you can do this if you try
All that I want for you my son?
Is to be satisfied
And be a simple kind of man
Be something you love and understand
Baby, be a simple kind of man
Won't you do this for me, son?
If you can?
Boy, don't you worry, you'll find yourself
Follow you heart and nothing else
And you can do this if you try
All I want for you my son
Is to be satisfied
And be a simple kind of man
Be something you love and understand
Baby, be a simple kind of man
Won't you do this for me, son?
If you can?
Baby, be a simple man
Be something you love and understand
Baby, be a simple man

Homem Simples

Mamãe me disse quando eu era jovem
Venha sentar-se ao meu lado, meu filho,
E escute com atenção o que tenho para te dizer.
E se você fizer assim, isto irá lhe ajudar em algum belo dia.
Aproveite seu tempo... não viva tão rápido,
Dificuldades virão e passarão.
Encontre uma mulher e encontrará amor,
E não esqueça filho, Há alguém lá em cima. (Deus)

E seja um homem simples.
Seja algo que você ame e entenda.
Seja um tipo de homem simples.
Você não faria sso por mim filho,
Se você pudesse?
Esqueça seu desejo pelo ouro do homem rico
Tudo aquilo que você precisa está em sua alma,
E você pode fazer isto se você tentar.
Tudo aquilo que eu quero para você meu filho,
É que esteja satisfeito.
E seja um tipo de homem simples. (Refrao)
Seja algo que você ame e entenda.
Seja um tipo de homem simples.
Você não faria isso por mim filho,
Se você pudesse?
Menino, não se preocupe... você se achará.
Siga seu coração e nada mais.
E você pode fazer isto se você tentar.
Tudo que eu quero para você meu filho,
É que estaja satisfeito.
E seja um tipo de homem simples. (Refrao)
Seja algo que você ame e entenda.
Seja um tipo de homem simples.
Você não quer fazer isso por mim filho,
Se você puder?
E seja um tipo de homem simples.
Seja algo que você ame e entenda.
Seja um tipo de homem simples.

Atualmente, o LYNYRD SKYNYRD segue se apresentando mundo afora, com Johnny Van Zant, irmão de Ronnie, nos vocais. Comumente ele diz à platéia, quando a banda vai tocar essa música: “Pensemos e lembremos dos roqueiros que estão no céu”. Um minuto de silêncio a todos eles por respeito e depois a música no volume máximo por agradecimento.

7 comentários:

  1. Parece que ao contrário dos outros superstars do Rock, cheios de excentricidades e manias, os caras do Skynyrd mantiveram seus hábitos comum mesmo depois de alcançarem a fama, como uma tranquila pescaria no final de semana. É a filosofia do 'Simple Man', Lynyrd Skynyrd por toda a viada!

    ResponderExcluir
  2. A simplicidade da letra com a harmonia da música em si nos mostra que dentro desse mundo tão criticado há bandas como o Lynyrd que nos passam uma mensagem de como devemos ensinar nossos filhos a crescer,coisa que muitas familias esquecem de fazer!!Parabéns pela matéria,Renato...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde brother!
    Gostei muito do seu blog também, já tô seguindo e ele já está linkado no Rattle. Bom saber que você curte Lynyrd, se você passar pelo Rattle também encontrará um post/homenagem a banda.
    Falar de simple man é demais, essa música expressa muito bem a filosofia "lone rider" característica da banda. Curto muito o seu trabalho, principalmente a fase clássica, antes do acidente.
    É isso aí, um forte abraço brother!

    ResponderExcluir
  4. Toda vez que ouço essa música, lembro do meu filho, e me dá um nó na garganta. Já gostava dessa música, mas depois que meu filho nasceu, passei a gostar mais.

    ResponderExcluir
  5. Passei por este texto diversas vezes, seria melhor nem comentar pois sei que algumas espetadas lá no fundo vou levar.
    Mas não poderia deixar passar em branco, não sou nenhuma expert em rock, bandas e vocalistas e blá blá, em determinado momento da minha vida conheci um personagem na minha história que me ensinou a soltar os sentimentos, sorrisos e lágrimas através da música, com ele conheci muitos sons que meus ouvidos gostaram de escutar, Simple Man e Tuesday´s Gone está nesse conjunto de lembranças, gostei de ler este texto e poder registrar.

    ResponderExcluir
  6. Fazia tempo que tinha lido esse texto,mas nunca comentei,hoje passei por aqui de novo e quis comentar,adoro as músicas desses caras e o que cada uma diz...mas tem duas em especial que amo a Free Bird e essa linda SIMPLE MAN..Elas fazem com que eu me lembre de mtas coisas que passaram em minha vida e uma delas faz com que me lembre da primeira viajem que fiz com uma pessoa muito especial que traduziu ela p/ mim..nesse momento descobri o quanto aquela pessoa seria especial em minha vida e que tudo dali para frente seria diferente..adorei relembrar isso,bjksss..

    ResponderExcluir
  7. alem de simple man, freebird e tuesday´s gone...também há outras 3 belas canções com belas letras que gosto muito, e que gostaria de citar...
    sao: every mother´s son, Four Walls Of Raiford, all i can do is write about it.pra quem nao conhece,vale a pena procurá-las!!! inté...

    ResponderExcluir